ESG: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR NAS EMPRESAS

ESG: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR NAS EMPRESAS

Então a sigla é o conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança realizadas por empresas, mas também pode ser um critério para investimentos. Portanto saiba o que significa cada tema e por que é importante para o negócio.

ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução). Segundo um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), as companhias que têm boas práticas nesses campos apresentam resultados melhores ao longo do tempo. Além disso, o conceito também pode ser critério de escolha dos investidores. 

Environmental (Ambiental)

De acordo com nota da Marcella Ungaretti, especialista em ESG da XP Inc., este primeiro tópico se refere às práticas ambientais. Ou seja, como a empresa reduz o impacto ambiental e se preocupa com questões como aquecimento global e emissão de carbono; eficiência energética; gestão de resíduos; poluição e recursos naturais.

Social (Social)

Já a letra S, de Social, é como a empresa respeita os seus parceiros: clientes, colaboradores e funcionários. Os temas envolvidos nesta pauta são inclusão e diversidade; direitos humanos; engajamento dos funcionários; privacidade e proteção de dados; políticas e relações de trabalho; relações com comunidades e treinamento da força de trabalho.

Governance (Governança)

Quando o assunto é governança — última letra da sigla — trata-se de como a companhia adota as melhores práticas de gestão corporativa. Como diversidade no conselho; ética e transparência; estrutura dos comitês de auditoria e fiscal; e política de remuneração da alta administração; canal de denúncias.

Porque o ESG atrai investidores?

Por exemplo, na entrevista à StartSe Marina Cançado, sócia da XP Inc. e head de sustainable wealth na XP Private, conta que os investidores estão cada vez mais de olho no quanto as empresas estão engajadas nos termos ESG.

Assim, “Os investidores perceberam que num mundo cada vez mais complexo e acelerado, é fundamental compreender como as empresas lidam com os fatores sociais e ambientais”. Isso porque, “inúmeros estudos indicam que empresas com fortes atributos de sustentabilidade levam a uma performance superior ao longo do tempo“, diz a especialista. “Sem contar que cada vez mais cresce a consciência de que ao investir estamos moldando a realidade, e com isso, a busca por investimentos que gerem rentabilidade associada à impacto positivo no mundo [cresce].”

Qual a origem da sigla ESG?

A sigla ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2005 intitulado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre), resultado de uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas.

Nessa época, 20 instituições financeiras de 9 países diferentes – incluindo do Brasil – se reuniram para desenvolver diretrizes e recomendações sobre como incluir questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, serviços de corretagem de títulos e pesquisas relacionadas ao tema.

Hand presenting earth sustainable environment remix

Benefícios do ESG gera para os negócios:

  • Redução de custos e mitigação de multas
  • Acesso a novos mercados e clientes
  • Geração de valor na cadeia de suprimentos
  • Negócio com mais propósito e impacto positivo

7 Passos para Implementar o ESG:

  1. Diagnóstico – Entender o nível de maturidade ESG – o primeiro passo deve ser o de entender sua realidade atual;
  2. Estratégia e Propósito – Com um retrato da sua posição atual, o próximo passo é a definição do melhor caminho para avançar na jornada ESG;
  3. Transformação – Com as diretrizes gerais definidas, se evolui para o planejamento das mudanças e preparo nas áreas;
  4. Implementação – Aqui se começa o desenho e o apoio à implementação das práticas ESG no negócio;
  5. Medição – Com as novas práticas implementadas, se deve definir as métricas mais importantes e monitorar periodicamente;
  6. Reporte – Assim é possível organizar as informações segundo padrões internacionais;
  7. Asseguração – Constantemente se deve questionar os processos e verificar as métricas e organização geral.

Empresa que implementaram o ESG

Ambev (ABEV3): Um case que desce redondo

Essa empresa é líder no mercado latino-americano de cervejas e subsidiária da AB InBev, a Ambev está comprometida com práticas sustentáveis. Para isso adotou diversas metas agressivas de sustentabilidade e lidera programas desenvolvidos por sua controladora, utilizando a inovação como ferramenta para avançar na agenda ESG.

  • Meio ambiente

Estresse hídrico: Com um portfólio de bebidas altamente dependentes de água, matéria-prima mais importante para o processo de produção da Ambev. Portanto a empresa implementou uma estratégia abrangente de gestão hídrica que aborda o uso da água em toda a sua cadeia de abastecimento. Consequentemente nos últimos 15 anos, a Ambev reduziu em 46% o índice de volume médio de água utilizada na produção de bebidas, e atualmente a empresa tem a menor taxa de utilização de água para cada litro de cerveja produzida dentre as cervejarias que compõem o índice MSCI ACWI.

Material de Embalagem e Resíduos: Em relação à reciclagem de vidro, a Ambev tem 23% de suas bebidas embaladas em garrafas de vidro retornáveis, que podem ser reaproveitadas em até 20 vezes, permitindo 35% de economia de energia e preservação de cerca de 90kt de material virgem que deixa de ser consumido anualmente. No que se refere ao uso de garrafas PET pela empresa, 33% é feito de materiais reciclados, o que também permite que a Ambev esteja bem posicionada para mitigar potenciais aumentos de custos do PET virgem. Uma das metas estabelecidas pela empresa a ser cumprida até 2025 é garantir que 100% de seus produtos usem embalagens retornáveis ​​ou sejam feitos principalmente de material reciclado.

  • Social

Saúde e Segurança: O investimento da Ambev em treinamentos de segurança e introdução de tecnologias na área de segurança do trabalho parecem impactar positivamente o desempenho da Ambev nessa frente. A empresa continua apresentando melhorias em sua taxa de acidentes de trabalho nos últimos cinco anos, indo de 8,2% em 2014 para menos de 1,6% em 2019, e redução do número de fatalidades no local de trabalho, que foi de 7 em 2017 para apenas 2 em 2018

Segurança e qualidade do produto: A Ambev enfrenta uma exposição significativa aos riscos regulatórios e de reputação associados à práticas de marketing enganosas ou ilegais. Nesse sentido, a empresa continua a implementar medidas robustas para promover o consumo responsável de álcool, o que vemos como essencial dada a grande responsabilidade da empresa nessa frente. Os esforços da Ambev para reduzir o consumo irresponsável incluem programas de conscientização do consumidor, aumento do número de cervejas com baixo ou zero teor de álcool em seu portfólio, transparência nas violações de marketing e procedimentos robustos em vigor para garantir que seus produtos não sejam comercializados para menores de idade.

  • Governança

Governança corporativa: Dentre todas as empresas do setor avaliadas pela MSCI globalmente, a Ambev se enquadra na faixa de pontuação média no que se refere à governança, e observamos alguns riscos para a empresa nessa frente. A proposta de reestruturação corporativa da Ambev, feita em 2012, teve como objetivo simplificar a estrutura corporativa da empresa e melhorar sua governança.

Albert Daltro

Consultor de Projetos da Primus Consultoria. Atuando há 28 anos no mercado de consultoria soteropolitano, a Primus Consultoria vive dos sonhos dos nossos clientes para alcançar melhores resultados. Diferente de outras empresas de consultoria, a Primus vem inovando no seu jeito de trazer soluções, proporcionando a você o melhor dos resultados. Tudo isso por um custo abaixo do mercado, graças a cultura de Empresa Júnior.

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