A importância do Setembro Amarelo nas empresas

A importância do Setembro Amarelo nas empresas, confira!

O Setembro Amarelo é uma campanha estruturada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em colaboração com o Conselho Federal de Medicina (CFM), para informar e conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Esta campanha visa abrir os olhos da população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo, para que os aspectos psicológicos recebam a devida importância e atenção que necessitam.

Os impactos da saúde psicológica dos colaboradores para a sua empresa:

Além de ser um momento de sensibilização para a importância da prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo é também uma excelente oportunidade para as empresas propagarem aos seus colaboradores sobre a importância da saúde mental, pois isso afeta diretamente o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores, além da sua produtividade no âmbito profissional.

Ter a saúde mental em equilíbrio impacta positivamente no desempenho da equipe, pois o trabalho será realizado com maior qualidade, engajamento e motivação, o que gera, consequentemente, inúmeros benefícios para as empresas e para a vida pessoal dos profissionais em questão. Existem diversas maneiras de realizar essa campanha de forma efetiva, podendo ser executadas diferentes ações durante o mês, como dinâmicas, debates e atividades em grupo. Pequenas e simples ações podem transformar o pensamento dos colaboradores envolvidos e conscientizar sobre a importância da busca por uma saúde psicológica equilibrada.


Essas atividades devem ser 100% personalizadas, levando em consideração as características da empresa, o perfil da equipe e analisando os problemas encontrados no ambiente empresarial. Este é o momento de desmistificar e
quebrar os tabus sobre as doenças psicológicas e de lutar contra os preconceitos e a discriminação. A organização da campanha do Setembro Amarelo permite que as empresas seja capazes de oferecer aos
colaboradores um mês que enriqueça e transforme a vida de todos que estejam participando.

Como o suicídio está diretamente relacionado à saúde mental e ao estado psicológico, a campanha de setembro deve se basear em atividades, momentos e eventos que, além de conscientizarem, contribuam para minimizar o estresse, a ansiedade e garantir o bem-estar dos profissionais.

Exemplos de práticas que podem ser realizadas durante o Setembro Amarelo:


Palestras
Para que os colaboradores possam abraçar a campanha da melhor forma possível, o ideal é apresentar a importância e relevância do tema do suicídio e o quão próximo ele está do dia a dia das empresas. Portanto, vale a pena promover palestras informativas e de sensibilização, onde convidar especialistas para falar sobre o assunto é o ideal. Dando prioridade aos profissionais que lidam com o tema com naturalidade, os colaboradores estarão confortáveis para compartilharem livremente suas dúvidas.


Mindfulness
Mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Ou seja, focar sua atenção em cada acontecimento, respiração ou movimento. As sessões servem para auxiliar no controle do estresse, promovendo a consciência corporal, alinhando corpo e mente e buscando o equilíbrio. Durante a atividade, o organizador pode formar grupos de mindfulness e coordenar esses grupos, além de incentivar a meditação fora do ambiente empresarial para que se torne um hábito, pois meditar proporciona inúmeros benefícios, como reduzir o estresse, saber lidar com as emoções, etc.


Atividades em conjunto
Promover dinâmicas é imprescindível para que a empresa consiga atender aos mais diferentes perfis. A organização deve oferecer algumas opções para os colaboradores, seja alguma atividade esportiva ou um momento de descontração, o importante é oferecer ações de integração. A empresa também pode criar um espaço de bem-estar e formar grupos para praticar atividades de lazer em conjunto, sempre promovendo o trabalho em equipe, onde características importantes serão desenvolvidas.

O Setembro Amarelo é uma excelente oportunidade para promover e garantir o bem-estar dos profissionais, mas é fundamental que as ações não fiquem limitadas ao mês de setembro, é necessário que ocorra durante todo o ano. O cuidado com a saúde mental deve ser uma prioridade no ambiente empresarial.


Setembro é o mês do combate à depressão, o mês que estimula a solidariedade coletiva e o mês amarelo. Mas vale lembrar que saúde mental é algo que deve ser prioridade o ano inteiro.

Diego Chaves

Gerente de pessoas da Primus Consultoria. Atuando há 28 anos no mercado de consultoria soteropolitano, a Primus Consultoria vive dos sonhos dos nossos clientes para alcançar melhores resultados. Diferente de outras empresas de consultoria, a Primus vem inovando no seu jeito de trazer soluções, proporcionando a você o melhor dos resultados. Tudo isso por um custo abaixo do mercado, graças a cultura de Empresa Júnior.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.