Inovações no Recursos Humanos

O que é RH?

RH significa recursos humanos, ou seja, pessoas, e o setor de RH de uma empresa, tem a função de recrutar, treinar, remunerar e oferecer benefícios aos colaboradores da instituição, sendo esse papel essencial para o sustento de todas as empresas contemporâneas, criando um vínculo transparente e coeso entre a firma e os seus respectivos trabalhadores.

Tal setor é responsável pela Gestão de Pessoas, em que se elaboram estratégias para se ter um ambiente mais harmônico e agradável para com os colaboradores. Também ressaltando a importante questão do feedback, na qual os envolvidos sempre estão se posicionando em relação aos ocorridos da empresa, seja de forma positiva ou negativa, mostrando uma grande oportunidade de evolução para a instituição com base nos seus próprios membros, agrando-os e melhorando seu desempenho consequentemente.

Como inovar no RH?

  O setor de RH exige muita dedicação e cuidado, pois o mesmo envolve trabalho intenso com formulários, contabilidade e administração de diversos recursos voltados para os colaboradores, e vários são os pontos que sempre necessitam de melhoria para se sustentar em um mundo no qual as relações humanas se tornam cada vez  mais complexas e necessárias. Apresentada tal questão, quais seriam as formas de se inovar o RH?

  • TECNOLOGIA:

  Um dos principais pontos chave pra se evoluir o RH na contemporaneidade é através da tecnologia, pois o ser humano está caminhando ao lado de diversos dispositivos tecnológicos que facilitam seu dia-a-dia, e pensando nisso, a substituição da papelada e de planilhas se faz necessário para otimizar o tempo, a eficiência e diminuir os erros relacionados aos dados.

O uso de tecnologia para esse setor pode ser através de softwares ou ferramentas especializadas para a área de RH, em que se facilitam o uso e a organização de dados com displays próprios, tendo espaços específicos para colocar determinadas informações de forma mais intuitiva e com menores chances de gerar erros, pois o processo será realizado através de uma padronização de digitalização de processos.

Também é relevante ressaltar a melhora no mapeamento de procura para possíveis novos colaboradores, que pode ser feito através das redes sociais, como por exemplo, utilizando o LinkedIn, rede essa que facilita a busca tanto da empresa para com pessoas que procuram emprego como o contrário também, sendo recomendado para a busca rápida e eficiente, facilitando a descoberta de colaboradores com perfil mais adequado para a firma de forma mais precisa.

  • RH ÁGIL:

O RH Ágil é baseado na utilização da Metodologia Ágil, metodologia essa que foca em criar squads que são grupos especializados pra desenvolver áreas específicas dos projetos, fazendo com que tais projetos tenham um melhor desempenho de entrega e de qualidade, não seguindo a metodologia padrão de desenvolvimento de projetos, que se limita por ter uma ordem específica de afazeres. Vale ressaltar que a Metodologia Ágil inspirou outras metodologias que visam a velocidade de entrega e correção dos trabalhos, como por exemplo o Método SCRUM.

   Essa metodologia consiste no uso do Manifesto Ágil no RH, no qual certas alterações são realizadas na área, como a troca de um modelo exclusivamente hierárquico para um modelo pautado na colaboração entre seus membros, o aumento da transparência da instituição, a diminuição da rigidez administrativa para uma liderança que traz mais inspiração e confiança para seus membros, a transformação da ideia de obrigação com os deveres da instituição para uma ambição pessoal de melhora, e também visar se adaptar em vez de buscar rigidez metódica para resolver determinadas questões.

O RH Ágil se destaca do RH tradicional, pois o mesmo sempre está trabalhando em cima das adaptações necessárias para o meio, como o recrutamento que parte do employer branding, princípio esse que cria uma boa imagem da sua empresa para atrair bons colaboradores, fazendo com que bons possíveis colaboradores sempre estejam a procura da empresa para conseguir uma vaga de emprego.

Outra diferença é que no RH Ágil o colaborador sempre está se desenvolvendo, através de aprendizados e oportunidades, podendo alcançar seu potencial máximo, mas já no RH Tradicional tal trabalhador só será instruído até o quanto for necessário pra bater suas metas. Por conta de tais capacidades desenvolvidas, esse profissional tem mais oportunidades de atuar em diversos nichos da empresa, ajudando a atrair novas pessoas e resolvendo problemas presentes.

  • BENCHMARKING:

O Benchmarking é extremante importante na área de RH, pois o mesmo possibilita a evolução através da assimilação de práticas utilizadas por outras empresas nos seus setores, trazendo novas visões que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho, mas se adaptando de forma que seja mais adequada para atender as necessidades da área e dos seus colaboradores.

  • CRIATIVIDADE:

O ponto final aqui trazido é o da criatividade, pois usar e abusar da mesma pode ajudar a alcançar resultados desejados de formas não convencionais, e para tal, se faz necessário consultar os colaboradores e acatar seus feedbacks, sempre buscando se modelar de acordo com as necessidades da firma e de seus membros, dessa forma se inova o ambiente de trabalho todos os dias, fazendo mudanças e evoluindo tal espaço de forma organizada e descente para os envolvidos.

Leia : lnovação como rotina

Joseane Lopes

Consultora de projetos da Primus Consultoria. Atuando há 28 anos no mercado de consultoria soteropolitano, a Primus Consultoria vive dos sonhos dos nossos clientes para alcançar melhores resultados. Diferente de outras empresas de consultoria, a Primus vem inovando no seu jeito de trazer soluções, proporcionando a você o melhor dos resultados. Tudo isso por um custo abaixo do mercado, graças a cultura de Empresa Júnior.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.