Inovação como rotina: Qual a sua importância?

Ao longo dos anos, vários tipos de mercado foram surgindo e muitos outros deixaram de existir. Alguns sofreram mais alterações que outros, tiveram ascensões, quedas e vários outros acontecimentos. Diante deste fato, uma verdade pode ser dita: todo mercado passa por mudanças e quem quer sobreviver nele, precisa  inovar. 

Precisamos ter ideais a todo momento e sermos criativos para conseguir suprir as necessidades que os consumidores desejem ou até mesmo as que eles que ainda nem sabem que precisam. Uma forma de conseguir se manter bem posicionado no mercado é transformar a inovação em rotina. E como fazer isso? 

“55% dos executivos dizem que empresas não inovam com rapidez suficiente”. Essa manchete da revista Exame mostra um pouco sobre a visão que os executivos têm em relação ao que significa inovação. Geralmente eles associam inovação à tecnologia, no entanto podemos inovar de outras maneiras, como por exemplo: realizando um brainstorming durante a semana com o propósito de aprimorar processos ou ter novas ideias agregadoras para a empresa, criar momentos de descontração dentro do trabalho para que assim, seja possível estimular a criatividade dos membros e a partir disso, obter novas ideias; criar novos produtos, serviços, soluções, ou até mesmo adaptar e melhorar os já existentes; adaptar algum sistema para o meio digital, seja o meio de vendas ou até mesmo a comunicação com os clientes, entre outros.

E qual é a importância de trazer a inovação como rotina? Bem, ao buscar constantemente novas formas de inovar, estamos também estimulando a competitividade e, consequentemente, o desenvolvimento.  A competitividade impacta diretamente no desenvolvimento e existem muitos fatos históricos que comprovam isso, à exemplo da Guerra Fria. Durante esse período, aconteceram muitos avanços científicos devido à competitividade que existia entre a União Soviética e os Estados Unidos. Houve a corrida armamentista, que apesar de ter como objetivo adquirir poder bélico para uma possível guerra, estimulou muito o desenvolvimento tecnológico e promoveu também a corrida espacial, que um pouco mais à frente, proporcionou mais conhecimento e desenvolvimento. 

Ao inovar, podemos posicionar melhor o nosso produto, serviço ou até mesmo a empresa como um todo no mercado. Trazer inovações significa que você está proporcionando mudança. Essa mudança pode impactar na vida de seus clientes, ao transformar algo que seu negócio oferece ou de seus funcionários, ao mudar a rotina dentro da empresa, tornando-a mais dinâmica, leve e agradável. 

Realizar mudanças na rotina dentro de uma empresa é importante. Se você abre espaço para pensamentos dos seus funcionários, além de ficarem mais felizes por serem escutados e poderem participar do processo criativo, vão estar mais dispostos a produzir. Segundo Hunter, quanto maior é a valorização, integração e motivação dos colaboradores, maior é a produtividade oferecida por todos eles. Ao escutar as ideias de seus colaboradores e colocá-las em prática, você está valorizando-os e motivando-os.

A Pandemia do COVID-19 é uma prova atual da importância da inovação. Foi preciso uma atualização constante e uma contínua busca de novas formas para fazer uma empresa se manter ativa devido às circunstâncias. Muitas empresas partiram para vendas online, muitos restaurantes passaram a realizar delivery e diversos escritórios tiveram que se adaptar e mudar para o home office. Sem a inovação, a rotina antiga de trabalho não conseguiria manter as empresas ativas no mercado, inclusive, muitas que não conseguiram mudar, estão com dificuldade de sobreviver.  

Para evitar ficar fora do mercado e poder fazer parte da mudança e desenvolvimento, INOVE! 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.