Entenda tudo sobre Público-Alvo e aprenda como fazer uma Pesquisa de Mercado

Desenvolver estratégias de marketing, aumentar a produtividade de uma empresa ou se comunicar melhor com o cliente, muitas vezes pode parecer um grande desafio, porém pode ser mais fácil do que aparenta ser. Para alavancar seu negócio e melhorar o desempenho de suas vendas é fundamental identificar para quem será direcionado sua comunicação, ou seja, identificar seu público-alvo. Quando falamos de público, nos referimos a um conjunto da sociedade com determinadas características em comum (idade, gênero, interesses, classe social etc).

Entre as vantagens e benefícios de definir o público-alvo para seu negócio, podemos citar a comunicação personalizada e direcionada para quem precisa escutar, ou seja, seu cliente ideal, aumentando assim as conversões; melhorando o desempenho nas campanhas de marketing; uma compreensão mais assertiva de suas dores, desejos, medos, sonhos, sua condição financeira, seus interesses e objeções, e como consequência, resultados mais positivos para a sua empresa.

A seguir vamos explicar o passo a passo para você realizar uma pesquisa de mercado e melhorar suas vendas.

Em um funil de vendas podemos analisar o público em 3 níveis, topo, meio e fundo do funil. O fundo do funil são seus clientes, pessoas que precisam de seu produto/serviço. O meio não são necessariamente seus clientes, mas te conhecem e não realizaram a ação de compra. O topo do funil são pessoas que não te conhecem e não sabem que precisam de seu produto/serviço.

Antes de partir para a execução, vamos pensar de forma estratégica. O primeiro passo para realizar a pesquisa de mercado é definir os objetivos a serem alcançados. Esses objetivos devem ser detalhados e específicos, pois servirão como base para a pesquisa. Defina o objetivo principal a ser alcançado: “Identificar quem são meus potenciais clientes.”

Liste seus Objetivos Secundários:

  • Analisar o branding da marca;
  • Identificar os dados demográficos e socioeconômicos do meu potencial cliente (gênero, idade, estado civil, renda familiar, nacionalidade, onde vive);
  • Descobrir as características comportamentais do meu potencial cliente (quais seus sonhos, quais suas dores, seus problemas, seus interesses, hábitos, costumes e preferências);
  • Avaliar o grau de satisfação do meu potencial cliente para meu produto/serviço;
  • Avaliar pontos fortes e fracos de meu produto e do microambiente (concorrentes, clientes, fornecedores, intermediários, stakeholders).

Agora que você listou seus objetivos, decida qual fonte de dados utilizar para a pesquisa. Elas podem ser primárias (questionários, pesquisas, entrevistas ou estudos de caso) ou secundárias (informações coletadas por outras pessoas como publicações, artigos, sites, principalmente através de rede de pesquisa como o google).

Para fazer um questionário e encaminhar para sua base de clientes você pode estar utilizando o Google Forms, um aplicativo de gerenciamento de pesquisas gratuito do google. É importante frisar que a sua comunicação precisa estar de acordo com seu posicionamento estratégico (missão, visão e valores).

É possível utilizar várias fontes secundárias de dados para a pesquisa como o Facebook Insights, os insights do Instagram, o criador de públicos ou palavras-chave para as ferramentas de anúncios online, o Google Trends ou o site “answerthepublic.com”.

Com esse planejamento você terá as informações necessárias para realizar sua pesquisa de mercado e aumentar suas vendas e a evolução do seu negócio.

Gabriel Brito

Consultor de projetos da Primus Consultoria. Atuando há 28 anos no mercado de consultoria soteropolitano, a Primus Consultoria vive dos sonhos dos nossos clientes para alcançar melhores resultados. Diferente de outras empresas de consultoria, a Primus vem inovando no seu jeito de trazer soluções, proporcionando a você o melhor dos resultados. Tudo isso por um custo abaixo do mercado, graças a cultura de Empresa Júnior.

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