Confira as novidades das redes sociais nos últimos meses!
Confira as principais novidades das redes sociais nos últimos meses!
Se ter um perfil para a sua marca nas redes sociais já era importante antes da pandemia, agora é indispensável! Mas como manter a inovação nesse meio que se transforma tão rápido?
Sabemos que, apesar de ser essencial, não é fácil acompanhar todas as mudanças que vêm acontecendo. Por isso, preparamos esse resumão com as principais novidades nas redes sociais nos últimos meses!
Mudanças no consumo de conteúdo das mídias sócias
Ultimamente, a forma de consumir conteúdos nas redes sociais mudou bastante. Se antes textos e fotos eram priorizados, hoje os queridinhos são os vídeos, principalmente os mais curtos e dinâmicos.
As pessoas ficaram em casa por conta da pandemia e, por isso, passaram a compartilhar mais vídeos sobre sua rotina, se aproximando da sua audiência, que pode ser composta por alguns poucos amigos ou por milhões de desconhecidos.
Além disso, o surgimento do Tik Tok também revolucionou todo o padrão de consumo digital. Os vídeos virais de até 1 minuto contagiaram pessoas de todas as idades, além de marcas importantíssimas! Hoje, é praticamente impossível pensar em uma marca bem posicionada que não abuse das dancinhas ou de outras trends do Tik Tok.
Facebook e Instagram
Como você já deve saber, o Facebook não é apenas uma rede social, é uma empresa que reúne algumas das maiores redes sociais do mundo: Instagram, Facebook e WhatsApp.
O Facebook está sempre ligado nas mudanças do mercado e se adaptando a elas para enfrentar seus concorrentes.
Isso aconteceu com a criação dos stories para competir com o SnapChat, do IGTV para competir com o YouTube e, agora, dos Reels para competir com o Tik Tok.
No entanto, somente a criação dos Reels não foi o suficiente para manter o Instagram à frente da concorrência. Por isso, a empresa anunciou novas mudanças:
“Nós não somos mais um app de compartilhamento de fotos. Em uma pesquisa, a primeira coisa que as pessoas dizem sobre como usam o Instagram, elas falam que é para entretenimento”, disse Adam Mosseri, chefe do Instagram.
Com isso, a plataforma passa a priorizar 4 áreas:
- Criadores de conteúdo:
Os criadores de conteúdo serão priorizados com as novas atualizações do Instagram! Por isso, plataforma vai testar novos modelos de entrega e criação de conteúdo para que esses profissionais tenham ainda mais visibilidade.
- Vídeos:
Tik Tok e YouTube são grandes empresas de entretenimento e, consequentemente, grandes concorrentes do Instagram. Por isso, a plataforma vai dar mais destaque para os vídeos, trazendo sugestões nas quais você pode ter interesse.
- Compras:
Com a pandemia, as compras online avançaram consideravelmente. O Instagram não perdeu a oportunidade e já se atualizou para que as compras sejam feitas dentro do app.
- Mensagens:
As pessoas querem se sentir cada vez mais próximas umas das outras! Isso vem se manifestando no Instagram através do aumento das mensagens. Por conta disso, a plataforma vai testar novas formas de trocar mensagens.
Plataformas de áudio
Além dos vídeos, a principal tendência das redes sociais é a comunicação por áudio. Ela se manifesta desde o aumento no consumo de PodCasts à criação de plataformas exclusivas de áudio, como o ClubHouse.
Essa forma de compartilhar conteúdos é muito útil para a otimização de tempo. Enquanto escuta um PodCast ou uma palestra no ClubHouse, o público pode adiantar tarefas mais mecânicas, como arrumar a casa ou cozinhar.
Conclusão, esperamos que este breve resumo com as principais novidades e tendências das redes sociais tenha ajudado você a se manter atualizado. E, caso precise de ajuda, estamos sempre à disposição.