As redes sociais e os indicadores e métricas

As redes sociais eu tenho certeza de que você conhece, mas e os indicadores e as métricas por trás delas, você sabe o que são?

Bom, as métricas de redes sociais são ótimas colaboradoras para quem quer entregar bons resultados para os seus clientes, elas servem para mensurar o resultado das suas ações online, por meio de dados que ajudam a entender o comportamento e o perfil do usuário, as tendências do mercado e outras variáveis.

Além de ajudar o analista de mídias sociais a perceber se o planejamento de ações dele está funcionando e gerando os resultados esperados. Sendo assim uma estratégia de grande sucesso para o gerenciamento de mídia, onde as coisas precisam ser bem assertivas, bem executadas e examinadas para que você desta forma consiga perceber se as suas ações estão dando certo e caso ao contrário pensar em melhorias.

Vamos conhecer algumas métricas das redes sociais?

Taxa de engajamento:

 Esses dados mostram quantas pessoas participaram de sua publicação por meio de curtidas, comentários e compartilhamento de postagens. Caso sua meta é tornar sua empresa a marca favorita do cliente, você precisa monitorar a taxa de participação e considerar quais ações tomar para atingir o público que deseja alcançar. Logo para calcular a taxa de engajamento nas suas redes sociais, você geralmente precisa olhar para o número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) e dividir pelo número de impressões (cobertura).

A publicação tem uma boa taxa de participação? Vamos para o cálculo?

Primeiro precisamos somar as curtidas (665), os comentários (254), e os compartilhamentos (54) e depois dividir pelo número de pessoas que a postagem alcançou (4.500),assim temos a taxa de engajamento.

Frequência: diariamente e em todas as publicações

Alcance:

O alcance mede como seu conteúdo é distribuído. Quantas pessoas suas postagens nas redes sociais afetaram? Por si só, o indicador de alcance não diz muito, por isso deve sempre contar com outros indicadores de apoio, como o engajamento.

Frequência: Acompanhamento todos os dias

ROI (return over investiment):

Quando falamos de marketing digital e mídia social, o ROI (retorno do investimento) é um dos indicadores mais importantes. O ROI é calculado da seguinte forma: Métricas de mídia social – retorno sobre o investimento

Tá, mas como aplicá-lo nas redes sociais?

Por exemplo se você investiu 100 reais em um anúncio no Facebook para promover a campanha de marketing que está organizando e vendeu com sucesso 10 ingressos com a ação, 100 reais cada, para um total de vendas de 1.000 reais. Então, seu retorno sobre o investimento é 9 vezes o valor investido, ou 900%.

Frequência: analise o retorno do investimento de todas ações sociais para evitar o desperdício de dinheiro.

Taxa de conversão:

Você pode visualizar métricas mais detalhadas, como taxa de conversão, o que significa quantas pessoas realmente têm mais conexão com seu negócio. Para então entender se seus esforços afetam um indicador importante como o crescimento geral dos negócios. A conversão depende totalmente dos seus objetivos, você pode analisar quantos visitantes se tornam potenciais clientes, quantos compram seus produtos, entre outros.

Frequência: acompanhar mensalmente

Crescimento do canal:

O crescimento do canal é um dos indicadores que acreditamos ser mais relevante para nossa estratégia de mídia social. Medimos o crescimento da sua rede social pela base de seguidores, engajamento e tráfego social.

Frequência: acompanhamento semanal, mensal e trimestral (a cada 3 meses).

Métricas de Orgulho X Métricas reais:

Neste ponto, você pode se perguntar: por que você não mencionou métricas como curtidas ou seguidores como parte das métricas básicas? A resposta é simples: porque esses indicadores são vaidade. Métricas de vaidade são aquelas que nos inflam o ego e nos deixam muito felizes, mas isso não leva necessariamente a resultados reais para o seu negócio. O blog do Buffer disse: A pergunta que você deve responder é: Este indicador o ajuda a tomar uma decisão? Quando você olha para este indicador, você sabe como lidar com ele? Se você não sabe, pode estar olhando para indicadores com o ego. Em vez disso, concentre-se em publicar a participação.

Contra fatos não há argumentos e é muito importante que sua estratégia de Social Mídia colete dados para a obtenção de melhores resultados.

E sobre o Business Intelligence das redes sociais, mais conhecido com BI, você já ouviu falar a respeito?

É um conjunto de estratégias e tecnologias adotadas pela empresa para analisar dados e melhorar a tomada de decisões com base em informações específicas. Como mostra sua tradução, esta é uma forma de fornecer inteligência de negócios.

É um termo amplo que inclui aplicativos, infraestrutura, ferramentas e práticas recomendadas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar a tomada de decisões e o desempenho. A partir dessa descrição, fica claro que a estratégia resolve um desafio e problema comum: como a empresa pode analisar os dados rapidamente para descobrir ações e ajustes que proporcionem uma vantagem competitiva?

Ao fornecer esse resultado, é comum que BI seja visto como uma área de negócios, assim como finanças, marketing e recursos humanos. Em outros casos, existem profissionais em cada uma dessas áreas que são responsáveis ​​por usar as ferramentas certas para fornecer essa camada de inteligência.

E como funciona na prática?

A análise de BI é mais do que um relatório. Isto é uma mudança na cultura da sua empresa, comece a acreditar nos dados e aplique-os. Isso deve ser feito com frequência, não a um tempo definido. A primeira coisa que você deve fazer é alugar um software que permita a coleta de dados de negócios. Um exemplo é o RD Station Marketing, que faz isso por meio de todos os esforços de marketing digital.

O outro é o Power BI, que é uma ferramenta da Microsoft amplamente usada para criar gráficos e painéis. Em seguida, filtre quais dados são importantes para o posicionamento e a estratégia de sua empresa e comece a cruzá-los. Inicialmente, esse trabalho pode consumir muito tempo. Mas, com o passar do tempo, a tendência se torna cada vez mais óbvia e você obterá uma compreensão mais profunda do seu negócio.

E quais dados de sua rede social pode coletar?

A grande sacada do BI é fornecer subsídios para que as decisões estratégicas e de planejamento sejam com menos base em sentimentos e achismos e mais norteadas por dados, o que significa decisões com menor margem de erro. Por isso, o tipo de dados que você coletar depende do que é importante para a sua empresa.

Você precisa fazer uma análise de quais dados e canais são relevantes para a sua estratégia. E isso muda dependendo do setor, do tamanho da empresa e até mesmo das possibilidades de pessoal que você dispõe.

A questão geográfica, por exemplo, pode ser essencial para um e-commerce que lida com logística. Já para uma empresa de software que atua apenas em uma cidade, pode não ser relevante, isso vale para a área de atuação dos Leads que ainda não se tornaram clientes, idade, comportamento de consumo (tanto de visitas às páginas e histórico de compras quanto de horários), cargo, entre outros quesitos.

Lembre-se de que é importante fazer uma análise de dados no mínimo trimestral para revalidar e impulsionar suas estratégias de BI.

Camila Dourado

Consultora de projetos da Primus Consultoria. Atuando há 28 anos no mercado de consultoria soteropolitano, a Primus Consultoria vive dos sonhos dos nossos clientes para alcançar melhores resultados. Diferente de outras empresas de consultoria, a Primus vem inovando no seu jeito de trazer soluções, proporcionando a você o melhor dos resultados. Tudo isso por um custo abaixo do mercado, graças a cultura de Empresa Júnior.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.