E-COMMERCE: Por onde começar

A notável crescente das vendas por meios digitais continua quebrando recordes mesmo após a crise econômica causada pela COVID-19. 7,3 milhões de brasileiros compraram de maneira online pela primeira vez durante a pandemia, segundo um levantamento da EBIT/Nielsen (consultoria especializada em e-commerce). 

E qual ponto positivo podemos extrair dessa situação? O mercado está em constante expansão, há clientes novos todos os dias. O mesmo levantamento da EBIT/Nielsen apontou que o faturamento do e-commerce no primeiro semestre em 2020 aumentou 39% em relação ao mesmo período em 2019 e a projeção é um crescimento de 26% das vendas para 2021

Agora, vamos ao passo a passo para você e entrar de vez nesse mercado tão promissor. 

  • 1. PLANEJAMENTO

É a hora de escolher seu nicho. Você pode começar com algum produto/ serviço que já tem afinidade. A sazonalidade das vendas, a concorrência e as dificuldades em transportar o produto devem ser levadas em consideração no momento da escolha. 

Depois de escolher o produto, comece a pesquisar o leque de fornecedores e se o seu poder de barganha é alto. Quanto maior a quantidade de fornecedores, maior a flexibilidade de negócio (qualidade, preço, prazo)

Após eleger o produto e encontrar os fornecedores ideais, você deve criar a buyer persona do seu negócio, isto é, o cliente ideal para a sua empresa. Esse conceito vai além de público-alvo, pois ele permite entender os costumes e crenças do seu consumidor. 

Uma imagem contendo objeto, relógio, placa

Descrição gerada automaticamente
  • 2. ESTRUTURE SEU NEGÓCIO

Pensando na legalidade da sua empresa, você deve se preocupar com o registro de pessoa jurídica. Uma opção é o MEI (Micro Empreendedor Individual), modalidade que tem impostos mais baixos e simplificados, além de permitir a emissão de notas fiscais. Para a questão tributária, aconselha-se a consultoria de um contador. 

A criação da marca também é uma etapa crucial do processo. Um nome de impacto, uma logomarca assertiva e uma identidade visual harmônica ajudam muito nas vendas do seu empreendimento

Feito isso, é hora de criar as contas profissionais nas plataformas que mais vendem. Existem três principais canais de vendas, que são: Facebook, Instagram e Mercado Livre. 

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Dois fatores que também devem ser lembrados são: os canais de pagamento e os canais de envio do produto. Como seu e-commerce será 100% digital, o pagamento será feito de forma online. Por isso, uma boa escolha é o Mercado Pago, uma ferramenta do Mercado Livre para gerenciar pagamentos. Ademais, sua empresa deve pensar em toda a logística para levar o produto ao cliente da forma mais eficiente possível. 

  • 3. CRIE LAÇOS COM O SEU PÚBLICO

Após uma buyer persona bem definida, você vai passar a entender melhor quais são as principais necessidades do seu público, possibilitando à sua empresa ofertar produtos ou serviços que solucionem tais necessidades. 

Gerar conteúdo sobre o meio em que seu negócio está inserido também é uma ótima forma de fortalecer a relação com a sua clientela. O material pode ser sobre o produto em si, os benefícios que ele traz ou até curiosidades em geral. A geração de conteúdo engaja o seu público, fazendo com que sua empresa construa autoridade no mercado em que está atuando

  • 4. CANAIS DE ATENDIMENTO

O atendimento é primordial para a experiência do consumidor ser positiva, desde antes da compra até o pós venda. Por isso, você deve se atentar em estruturar os canais de atendimento para proporcionar a melhor experiência possível para o seu cliente. 

Comece montando um e-mail profissional para sua empresa, junto com um número particular da empresa com Whatsapp Business – são os canais de atendimento mais usados. Atente-se, ainda, em responder as mensagens nas redes sociais e os comentários nas páginas de Marketplace. Com uma estrutura de atendimento bem montada, os clientes se sentirão satisfeitos na resolução de dúvidas e problemas.  

  • 5. IMPULSIONE SEUS ANÚNCIOS

Como dito no PASSO 3, o conteúdo de valor é importantíssimo para engajar sua audiência, porém a média de entrega orgânica nas plataformas é de apenas para 15% dos seus seguidores. Para aumentar sua visibilidade e consequentemente suas vendas, é importante impulsionar o seu conteúdo, seja ele composto por alguma informação de valor ou propagandeando o produto em si. 

O impulsionamento de conteúdo pode ser feito por algumas plataformas, como Facebook Ads e o Google Ads. O interessante é que você pode escolher o quanto quer gastar e o período em que ele estará sendo veiculado. Outra curiosidade é que essas plataformas te dão um relatório de quantas pessoas foram impactadas com a mídia paga.

O modelo de negócio e-commerce te dá uma infinidade de possibilidades no mercado e é inegável que este está ficando cada vez mais exigente. Estar preparado para as inovações, e estudar o que vem dando certo neste cenário, irá te permitir prosperar neste âmbito tão concorrido.

Autor: Michele Neder

Consultora de projetos