A importância da Inteligência de Mercado
A importância da Inteligência de Mercado
Sua empresa mantém o radar ligado? Como vocês monitoram a concorrência e acompanham o que acontece no mercado? Assim um mundo cada vez mais globalizado, é natural que a competitividade no mercado aumente exponencialmente e a entrada de novos concorrentes seja elevada. Por isso, acredita-se que seja necessário inovar, criar um diferencial competitivo para sua empresa e buscar que seu cliente tenha sempre a melhor experiência possível. Então para crescer, não basta somente olhar para dentro da sua empresa, é preciso olhar também para fora. As empresas precisam estar muito bem informadas sobre tudo o que acontece.
O que é Inteligência de Mercado
Também conhecida como Inteligência Competitiva. Ela se baseia na pesquisa de mercado que é uma estratégia de marketing que consiste na coleta de dados e informações para responder de forma rápida e eficaz ante aos desafios e tendências de mercado. Portanto seu objetivo é aperfeiçoar o próprio negócio e encantar os seus clientes.
A pesquisa pode ser sobre tópicos como:
- Mercado;
- Tendência de comportamento do consumidor;
- Estratégia dos Concorrentes;
- Produtos;
- Vendas;
- Marketing
Hoje as pesquisas de mercado são mais acessíveis principalmente com o avanço da tecnologia que permite de forma online fazer pesquisas digitais por meio de plataformas automatizadas e o estudo de Geomarketing. Elas oferecem toda estrutura par criar questionários de pesquisa, enviar e coletar os dados.
Para que seja eficiente, é fundamental seguir alguns procedimentos. A priori, urge que a empresa defina os indicadores de desempenho (KPI’s), para logo em sequência decidir as técnicas que serão aplicadas na coleta das informações necessárias. A última etapa consiste na análise dos dados disponíveis, visando a obtenção conclusões precisas e assim, avaliar se o modelo atual é eficaz, atualizando ou modificando o mesmo de acordo com o resultado das análises. É importante ressaltar que tal estratégia deve ser realizada periodicamente: assim, a empresa se mantém à frente da concorrência.
Os benefícios da inteligência de Mercado para as empresas
As informações coletadas fornecem insumos para conhecer mais o seu público-alvo, pontos positivos e negativos relacionados à marca apontados por consumidores, melhor abordagem de publicidade, possíveis crescimentos ou recessões futuras na área de atuação, surgimento de novas tendências. Assim como agir perante mudanças, ao invés de simplesmente reagir aos acontecimentos.
Conhecendo melhor a concorrência e o segmento que atua a empresa é capaz de construir soluções mais completas e eficazes para atender tanto às expectativas do consumidor como às da própria organização.
A realização de uma boa inteligência de mercado traz vantagens competitivas para a empresa como o investimento em ações mais precisas e a redução da chance de aplicar determinados recursos em maus investimentos. A tomada de decisões por meio da análise dos dados são mais assertivas e direcionada a realidade atual em que se encontra o mercado. Líderes empresariais do mundo todo reconhecem a importância de planejar estrategicamente as decisões da sua companhia embasando-se em dados e informações confiáveis.