GEOMARKETING COMO INTELIGÊNCIA DE MERCADO

“Não importa minha localização, o importante é minha visibilidade.” Bom, acredito que os magos do geomarketing discordariam dessa frase!  Mas antes de começarmos, você sabe o que é isso?

A localização é muito utilizada no marketing, pois é através dela que a segmentação geográfica é feita. No entanto, o dado novo é que na era dos dispositivos móveis a localização não é mais feita em função do negócio, mas em sim em função dos clientes para segmentar seus públicos, compreender o consumidor e melhorar suas campanhas de Marketing.

Por meio do seu endereço IP ou do GPS ativado no celular, você oferece dados valiosos (bote valiosos nisso) para as empresas sobre o seu perfil, seus comportamentos e interesses a todo o momento.

Por exemplo, se você esteve em diversas lojas de calçados nos últimos dias, podemos entender que você provavelmente gosta de comprar tênis, ou estou errado?

E é por isso, que você sempre receberá notificações de produtos das quais você acabou de sair de uma loja, ou vem pesquisando bastante sobre.

 No passado o Geomarketing era usado para analise do melhor local para abertura de um estabelecimento e o potencial alcance de seu entorno. Como também ajudar indústria de bens de consumo a estudar novas demandas em outros municípios e a nível nacional.

Geomarketing e suas estratégias

Apesar de sua alta eficácia, vale frisar que assim como em qualquer outra forma de marketing é necessário adotar estratégias para que o marketing baseado na localização alcance seu público alvo. Agora que já sabemos o que é geomarketing saibam quais são as suas principais estratégias que alinhadas com uma boa inteligência de mercado, como análise dos indicadores demográfico, indicadores de consumo e econômicos, podem trazer bons frutos para o seu negócio.

Geotargeting

Uma das formas mais conhecidas de utilizar o Geomarketing consiste em mostrar um conteúdo personalizado ao usuário baseado em sua localização geográfica. Esse, pode ser feito com plataformas de mídia paga como, o Facebook Ads e o Google Adwords.

Geofencing

Esse, funciona como uma cerca geográfica virtual. Um bom exemplo de geofencing é a delimitação de uma área por uma rede de fast-food, que envia notificações aos usuários cadastrados sobre as promoções disponíveis assim que o usuário entra na área geográfica delimitada. Resumindo: oferece conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do usuário.

Geotagging

Como o nome indica, essa estratégia consiste em o usuário marcar a localização por meio de uma publicação. Trata-se de um dos recursos mais utilizados pelos usuários, uma vez que corresponde ao famoso check-in e marcação de fotos. Hoje, é bastante comum as pessoas usarem esse recurso no Facebook e no Instagram, principalmente quando estão em algum evento ou estabelecimento bastante famoso. Isso é bom para os negócios pois gera uma divulgação espontânea da marca.

Geofiltros

Bastante similar aos geotagging, mas funciona por meio da adição de uma imagem ou arte baseado no local que se encontra. O exemplo mais famoso se encontra no Snapchat, no qual é possível personalizar uma foto com os geofiltros.

Sites Personalizados

Provavelmente você já acessou o google e recebeu uma notificação do tipo “O google desejar utilizar sua localização atual”. Mas pra que? Eu diria que para enviarem um mimo para você, mas na verdade é para oferecer conteúdo personalizado de acordo com sua localização atual.

Bom, como vimos existem diversas formas de aplicar o Geomarketing ao seu negócio e, sendo bem aplicada junto a uma boa equipe de marketing, pode ser uma ótima ferramenta para inteligência de mercado.

Joseane Lopes

Consultora de projetos da Primus Consultoria. Atuando há 28 anos no mercado de consultoria soteropolitano, a Primus Consultoria vive dos sonhos dos nossos clientes para alcançar melhores resultados. Diferente de outras empresas de consultoria, a Primus vem inovando no seu jeito de trazer soluções, proporcionando a você o melhor dos resultados. Tudo isso por um custo abaixo do mercado, graças a cultura de Empresa Júnior.

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