GEOMARKETING COMO INTELIGÊNCIA DE MERCADO
“Não importa minha localização, o importante é minha visibilidade.” Bom, acredito que os magos do geomarketing discordariam dessa frase! Mas antes de começarmos, você sabe o que é isso?
A localização é muito utilizada no marketing, pois é através dela que a segmentação geográfica é feita. No entanto, o dado novo é que na era dos dispositivos móveis a localização não é mais feita em função do negócio, mas em sim em função dos clientes para segmentar seus públicos, compreender o consumidor e melhorar suas campanhas de Marketing.
Por meio do seu endereço IP ou do GPS ativado no celular, você oferece dados valiosos (bote valiosos nisso) para as empresas sobre o seu perfil, seus comportamentos e interesses a todo o momento.
Por exemplo, se você esteve em diversas lojas de calçados nos últimos dias, podemos entender que você provavelmente gosta de comprar tênis, ou estou errado?
E é por isso, que você sempre receberá notificações de produtos das quais você acabou de sair de uma loja, ou vem pesquisando bastante sobre.
No passado o Geomarketing era usado para analise do melhor local para abertura de um estabelecimento e o potencial alcance de seu entorno. Como também ajudar indústria de bens de consumo a estudar novas demandas em outros municípios e a nível nacional.
Geomarketing e suas estratégias
Apesar de sua alta eficácia, vale frisar que assim como em qualquer outra forma de marketing é necessário adotar estratégias para que o marketing baseado na localização alcance seu público alvo. Agora que já sabemos o que é geomarketing saibam quais são as suas principais estratégias que alinhadas com uma boa inteligência de mercado, como análise dos indicadores demográfico, indicadores de consumo e econômicos, podem trazer bons frutos para o seu negócio.
• Geotargeting
Uma das formas mais conhecidas de utilizar o Geomarketing consiste em mostrar um conteúdo personalizado ao usuário baseado em sua localização geográfica. Esse, pode ser feito com plataformas de mídia paga como, o Facebook Ads e o Google Adwords.
• Geofencing
Esse, funciona como uma cerca geográfica virtual. Um bom exemplo de geofencing é a delimitação de uma área por uma rede de fast-food, que envia notificações aos usuários cadastrados sobre as promoções disponíveis assim que o usuário entra na área geográfica delimitada. Resumindo: oferece conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do usuário.
• Geotagging
Como o nome indica, essa estratégia consiste em o usuário marcar a localização por meio de uma publicação. Trata-se de um dos recursos mais utilizados pelos usuários, uma vez que corresponde ao famoso check-in e marcação de fotos. Hoje, é bastante comum as pessoas usarem esse recurso no Facebook e no Instagram, principalmente quando estão em algum evento ou estabelecimento bastante famoso. Isso é bom para os negócios pois gera uma divulgação espontânea da marca.
• Geofiltros
Bastante similar aos geotagging, mas funciona por meio da adição de uma imagem ou arte baseado no local que se encontra. O exemplo mais famoso se encontra no Snapchat, no qual é possível personalizar uma foto com os geofiltros.
• Sites Personalizados
Provavelmente você já acessou o google e recebeu uma notificação do tipo “O google desejar utilizar sua localização atual”. Mas pra que? Eu diria que para enviarem um mimo para você, mas na verdade é para oferecer conteúdo personalizado de acordo com sua localização atual.
Bom, como vimos existem diversas formas de aplicar o Geomarketing ao seu negócio e, sendo bem aplicada junto a uma boa equipe de marketing, pode ser uma ótima ferramenta para inteligência de mercado.