Marketing de Flywheel: O novo funil do marketing.
Marketing de Flywheel: O novo funil do marketing.
A Roda de Flywheel, ou Marketing Flywheel, é um conceito que aborda o marketing e vendas de uma forma diferente das tradicionais, como resultado o foco na fidelização do usuário. Assim, é uma ideia que revoluciona forma como é pensado o Inbound Marketing. Pois, por muito tempo a estratégia do Inbound era rapidamente ligada ao método de Funil de Vendas, ou seja o produto e a venda eram o objetivo final. Dessa forma, a Roda de Flywheel propõe algo diferente, posicionando o cliente como o centro do seu conceito e não trabalha com um final, mas sim com um ciclo.
Portanto, esse ciclo é representado de forma circular, para que seja fortalecida a ideia de que é um ciclo sem fim. Com isso, o círculo é composto de atração, engajamento e experiência do usuário, tendo ênfase maior nesta última fase (experiência do usuário). Logo, esses três pontos são importantes para uma boa estratégia, pois se for olhar bem, é ótimo atrair o seu cliente, interagir com ele e, por fim, fazer com que seja uma experiência memorável.
Como surgiu a Roda Flywheel?
A Roda Flywheel surgiu para superar o alcance do funil de vendas. Com a intenção de acompanhar e tornar mais visível a interação entre os usuários e as marca. Assim, torna o ciclo de vida do cliente contínuo e sustentável, que é um ponto onde as empresas devem se preocupar.
Acima de tudo, o princípio fundamental dessa tendência é utilizar das informações que emergem nos processos para oferecer melhores experiências para os consumidores e fazer com que virem clientes cativados. Além disso, é uma ferramenta ideal para a empresa que deseja acompanhar o comportamento do cliente após a compra, para motivá-los a adquirir novos produtos e serviços.
Como aplicar a Roda de Flywheel na prática?
Dessa forma, para aplicar essa estratégica na prática, separamos um exemplo para você! Sendo este, o fluxo de e-mail como uma estratégia de pós-venda. Nesse exemplo, dividiremos em 6 passos, nos quais são:
- 1º passo: Primeiro contato. Questiono se o produto ou serviço já foi utilizado.
- 2º passo: Followup. Saber se tudo correu bem e buscar feedback sobre o produto ou serviço.
- 3º passo: Oferecer valor. Passo onde a empresa entrega ao cliente um conteúdo complementar que possa acrescentar a experiência com seu produto ou serviço.
- 4º passo: Atrair novamente. É onde entra a primeira etapa da Roda de Flywheel, que se apresenta como um produto ou serviço com recorrência previsível.
- 5º passo: Engajar novamente. O segundo passo da Roda de Flywheel é importante para reforçar o vínculo e manter o contato com o consumidor.
- 6º passo: Encantar novamente. Encantar é fazer com que o cliente tenha chances de comprar novamente os produtos e serviços, mas é necessário lembrá-los dos valores da empresa. Logo, é importante fazer uma proposta com diferencial e tratar de destacar a exclusividade da oferta.
A Roda de Flywheel no Marketing Digital
A Roda de Flywheel é muito útil no Marketing e no ambiente digital, uma vez que, a cada dia aumenta o número de pessoas e empresas utilizando esse canal em suas estratégias de comunicação e vendas. Dessa forma, o gerenciamento de mídias também poderá ser impactado com essa estratégia.
Por isso, é importante que o marketing digital da empresa tenha uma boa estratégia de conteúdo. Assim, pode te ajudar a crescer naturalmente e atingir uma boa reputação online, através do uso do SEO. Por ser um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar os sites mais amigáveis aos motores de busca.
Em suma, após ter conhecimento sobre como funciona a Roda de Flywheel, podemos perceber que é um conceito que chegou para ficar no mundo do Marketing. Muitos especialistas o consideram como substituto do famoso funil de vendas, e é por isso que vale a pena conhecer e praticar essa técnica ao buscar aumentar suas vendas e fidelizar clientes.