Como potencializar o seu negócio com o funil de vendas:

O aumento nas vendas, número crescente de seguidores, fidelização dos clientes e melhor reputação no mercado são alguns dos benefícios da implementação do funil de vendas de maneira eficaz através das redes sociais da empresa.

Para conseguir implantar com sucesso um funil de vendas no seu negócio, é utilizada a jornada de compra dos seus possíveis clientes (leads). Descrever a trajetória do consumidor desde o primeiro interesse até a realização da venda. A jornada é dividida em quatro etapas, onde em cada uma delas serão aplicadas diferentes estratégias no funil de vendas. Com isso, o objetivo é ampliar a efetividade da relação com os leads, assim auxiliando-o a progredir nas etapas da jornada.

COMO MONTAR A JORNADA DE COMPRA:

1: Definição da Buyer Persona

Buyer Persona nada mais é do que a representação dos seus clientes através da criação de um perfil fictício (persona), com as características comumente identificadas. É interessante incluir diversas informações na sua persona, como idade, gênero, renda familiar, interesses e o motivo de ter se tornado seu cliente.

2: Aprendizado e descoberta:

Tendo em mente as características da buyer persona do seu negócio, nessa etapa você deve levantar os desejos e/ou necessidades que levaram seu cliente a despertar um interesse inicial sobre o produto/serviço oferecido. Nessa etapa, o consumidor consegue identificar que a sua marca pode ser a solução para suas necessidades e interesses.

3: Reconhecimento do problema:

Nessa etapa você deve descrever o processo do reconhecimento do desejo ou necessidade, por parte do cliente, e o aprofundamento do interesse do consumidor sobre os serviços/produtos prestados pelo seu negócio.

4: Consideração da Solução:

Representando a procura do cliente por produtos ou serviços capazes de auxiliá-lo a lidar com suas necessidades, você deve descrever quais soluções serão consideradas por seu consumidor e qual será o processo de pesquisa realizado por ele.

5: Decisão de compra:

Esta é a última etapa da jornada de compra. Nela você deve descrever o que levou o seu cliente a realizar a compra, tendo em mente quais características do seu produto ou serviço influenciaram na tomada de decisão.

APLICANDO O FUNIL DE VENDAS EM SUAS REDES SOCIAIS:

Etapas do funil divididas em: Visitantes, Leads, Oportunidades e Clientes.

 

Para aumentar a quantidade de leads e os qualificar, é necessário montar seu funil de vendas tendo em vista a jornada de compra previamente realizada. Sendo assim, é crucial que nas suas redes sociais a maior parte do conteúdo pulicado seja capaz de prospectar o seu público-alvo. https://blog.primusconsultoria.com.br/2021/09/22/as-redes-sociais-os-indicadores-e-metricas/

Dica: na hora de planejar quais conteúdos devem ser criados, pense qual tipo de postagem seria capaz de reter a atenção da sua buyer persona ao navegar pelo feed da sua rede social.

Os seguidores que consomem o conteúdo realizado na etapa anterior representam a primeira parte do seu funil (cor vermelha). Agora você deve criar estratégias para conseguir registrar o contato deles e, assim, transformá-los em leads. É necessário ter em mente o ramo de atuação do seu negócio, visto que umas das estratégias mais utilizadas é fornecer conteúdo segmentado. Alguns exemplos de estratégias para a captação de leads são: disponibilização de e-book, utilização gratuita de serviços por tempo limitado, envio de código promocional por e-mail e acesso a newsletter.

Dica: na etapa de captação de leads, você pode utilizar de anúncios através das ferramentas disponíveis nas redes sociais para atingir um público maior com suas publicações, conseguido assim obter um número maior de contatos.

Etapas do funil de vendas:

Nesta etapa você já possui leads, então é a hora de os qualificar tendo em vista a sua buyer persona. Ela já é capaz de reconhecer os seus desejos ou necessidades e irá começar a considerar as soluções, assim, você deve identificar quais dos seus leads se encontram nesse estágio. Para assim, começar a divulgar os seus produtos ou serviços que serão capazes de satisfazer esses interesses em questão.

Dica: no seu funil, é de extrema importância que seus leads sejam classificados para que possam receber conteúdo personalizado para os seus interesses, sempre o auxiliando a prosseguir em sua jornada de compra.

Agora que você, através do seu funil, foi capaz de identificar quais dos seus leads possuem alto potencial de se tornarem clientes, é a hora de realizar ofertas assertivas de suas soluções. Eles estão no momento mais propenso a comprar um produto ou serviço que irá atender às suas necessidades. Sendo assim necessário que a sua oferta esteja de fácil acesso para evitar que o seu potencial cliente se disperse nessa reta final.

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Chegamos ao fundo do funil, a etapa com a menor quantidade de pessoas, porém as que representam grande valor para a sua organização. Agora seus leads se tornaram clientes ao realizarem a compra do seu produto serviço. Você deve sempre manter uma boa relação com seu público e continuar enviando conteúdo útil e, eventualmente ofertas. Caso tenham avaliado positivamente o seu negócio, estarão propensos a se tornarem clientes ativos.

Vale ressaltar que essa é uma ferramenta que quando utilizada adequadamente, proporciona eficiência e eficácia na atração e na retenção dos clientes, sempre com foco em sua satisfação.

Albert Daltro

Consultor de projetos da Primus Consultoria. Atuando há 28 anos no mercado de consultoria soteropolitano, a Primus Consultoria vive dos sonhos dos nossos clientes para alcançar melhores resultados. Diferente de outras empresas de consultoria, a Primus vem inovando no seu jeito de trazer soluções, proporcionando a você o melhor dos resultados. Tudo isso por um custo abaixo do mercado, graças a cultura de Empresa Júnior.

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