O que é Orçamento Empresarial?

Orçamento Empresarial é uma forma de analisar as situações e perspectivas de uma empresa, não se limitando apenas ao momento atual, mas também projetando cenários futuros.

Ele geralmente é elaborado para um período de 1 ano, podendo também abranger períodos diferentes, dependendo da necessidade da empresa. É utilizado para monitorar as entradas e saídas, gastos, despesas e investimentos, com o intuito de obter uma visão estratégica mais clara, auxiliar na tomada de decisões mais assertivas e evitar possíveis erros e desperdícios financeiros, assim, ajudando a empresa a otimizar seus recursos e seu desempenho.

Qual a importância do Orçamento Empresarial?

O Orçamento Empresarial é uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, pois ajuda a empresa a se guiar e acompanhar se a mesma está seguindo o caminho traçado ou não.

Ao implementar um orçamento bem estruturado, as empresas podem melhorar significativamente sua performance e competitividade, assim, alcançando sucesso no mercado.

Etapas para criar um Orçamento Empresarial

Agora que você já está um pouco mais familiarizado com o tema, aqui vão algumas dicas de como montar o seu próprio orçamento empresarial:

1. Faça uma análise da situação financeira da sua empresa.

É de extrema importância que você busque dados de anos anteriores recentes para ter noção de informações como:

  • Volume de vendas;
  • Se a empresa registrou lucro ou prejuízo;
  • Custos e despesas;
  • Sazonalidade;
  • Gastos com impostos e tributação etc.

2. Tabule os dados obtidos

Use a tecnologia a seu favor, utilizando ferramentas como Excel ou Google Planilhas para armazenar informações e otimizar seu tempo. 

Hoje em dia, é possível encontrar modelos de planilhas gratuitamente na internet, nos quais você só precisa fazer o download e adaptá-los à realidade de seu negócio, fornecendo uma base sólida mesmo para aqueles que não têm um conhecimento aprofundado sobre a ferramenta. 

Isso permite que o gestor concentre seus esforços em tarefas mais estratégicas, já que essas ferramentas oferecem recursos como:

  • Automação de cálculos;
  • Gráficos dinâmicos;
  • Opção para vários colaboradores trabalharem simultaneamente na mesma planilha etc.

3. Classifique os gastos

Para classificar os gastos, é necessário saber a diferença entre custos fixos e variáveis.

Fixos: São aqueles que não se alteram, independente do volume de produção ou venda de produtos e serviços. Como é o caso de:

  • Salário de funcionários;
  • Aluguel do imóvel;
  • Conta de internet e telefone.

Variáveis: São aqueles que variam de acordo com o volume de produção ou venda de produtos e serviços. Como é o caso de:

  • Conta de água e energia elétrica;
  • Comissão de vendas;
  • Impostos, tributos e taxas.

4. Defina metas realistas

Agora que você já possui todos os dados necessários em mãos, é hora de definir as metas, preferencialmente seguindo o padrão SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporais). 

Traçar metas claras e objetivas ajuda o gestor a ter um norte, evitando possíveis distrações e permitindo que o trabalho seja feito de forma mais eficaz, além de aumentar a motivação da equipe e possibilitar a medição do progresso. 

5. Faça uma projeção de gastos e receitas

A projeção de diferentes cenários é crucial para o planejamento estratégico de qualquer organização, pois ajudam na tomada de decisões e permite que a empresa se prepare para as mais diversas situações.

É interessante que o gestor leve em consideração e projete um cenário pessimista, realista e otimista. 

Pessimista: Este cenário visa minimizar o impacto de eventos adversos e imprevisíveis, podendo levar a decisões mais conservadoras e evitando riscos.

Realista: Retrata a situação mais provável de acontecer, baseando-se em dados concretos e análises profundas, permitindo o gestor a tomar decisões mais conscientes e estratégicas.

Otimista: O melhor cenário possível, considerando condições extremamente favoráveis, onde a empresa pode se motivar a alcançar objetivos mais ambiciosos.

Como acompanhar um Orçamento Empresarial?

Acompanhar o orçamento ajudará o gestor a criar um hábito de monitoramento, no qual o mesmo poderá comparar os valores orçados com os resultados reais, além de realizar mudanças estratégicas, caso estas sejam necessárias. 

Para acompanhar o orçamento de forma mais analítica e precisa, é recomendável que o gestor tire um tempo do seu dia para analisar as planilhas e debater com os demais colaboradores da área, a fim de obter diferentes perspectivas e pontos de vista sobre o conteúdo.

Como a Primus Consultoria pode te ajudar nisso?

Dentro da área financeira da Primus, os consultores passam por um período de aprendizagem chamado de Alfabetização Financeira, onde eles são treinados e capacitados para realizar projetos financeiros, como é o caso da Estruturação Financeira, que tem como objetivo organizar as finanças da empresa, possibilitando uma melhor visualização dos resultados e auxiliando na tomada de decisões. Todos os projetos realizados pela nossa consultoria são únicos e personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.

Daniel Fraga Caires Freitas

Consultor de Financeiro e de Pessoas da Primus Consultoria. Atuando há 31 anos no mercado de consultoria soteropolitano, a Primus Consultoria vive dos sonhos dos nossos clientes para alcançar melhores resultados. Diferente de outras empresas de consultoria, a Primus vem inovando no seu jeito de trazer soluções, proporcionando a você o melhor dos resultados. Tudo isso por um custo abaixo do mercado, graças a cultura de Empresa Júnior.

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