Orçamento Empresarial: Como Criar E Acompanhar Orçamentos
O que é Orçamento Empresarial?
Orçamento Empresarial é uma forma de analisar as situações e perspectivas de uma empresa, não se limitando apenas ao momento atual, mas também projetando cenários futuros.
Ele geralmente é elaborado para um período de 1 ano, podendo também abranger períodos diferentes, dependendo da necessidade da empresa. É utilizado para monitorar as entradas e saídas, gastos, despesas e investimentos, com o intuito de obter uma visão estratégica mais clara, auxiliar na tomada de decisões mais assertivas e evitar possíveis erros e desperdícios financeiros, assim, ajudando a empresa a otimizar seus recursos e seu desempenho.
Qual a importância do Orçamento Empresarial?
O Orçamento Empresarial é uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, pois ajuda a empresa a se guiar e acompanhar se a mesma está seguindo o caminho traçado ou não.
Ao implementar um orçamento bem estruturado, as empresas podem melhorar significativamente sua performance e competitividade, assim, alcançando sucesso no mercado.
Etapas para criar um Orçamento Empresarial
Agora que você já está um pouco mais familiarizado com o tema, aqui vão algumas dicas de como montar o seu próprio orçamento empresarial:
1. Faça uma análise da situação financeira da sua empresa.
É de extrema importância que você busque dados de anos anteriores recentes para ter noção de informações como:
- Volume de vendas;
- Se a empresa registrou lucro ou prejuízo;
- Custos e despesas;
- Sazonalidade;
- Gastos com impostos e tributação etc.
2. Tabule os dados obtidos
Use a tecnologia a seu favor, utilizando ferramentas como Excel ou Google Planilhas para armazenar informações e otimizar seu tempo.
Hoje em dia, é possível encontrar modelos de planilhas gratuitamente na internet, nos quais você só precisa fazer o download e adaptá-los à realidade de seu negócio, fornecendo uma base sólida mesmo para aqueles que não têm um conhecimento aprofundado sobre a ferramenta.
Isso permite que o gestor concentre seus esforços em tarefas mais estratégicas, já que essas ferramentas oferecem recursos como:
- Automação de cálculos;
- Gráficos dinâmicos;
- Opção para vários colaboradores trabalharem simultaneamente na mesma planilha etc.
3. Classifique os gastos
Para classificar os gastos, é necessário saber a diferença entre custos fixos e variáveis.
Fixos: São aqueles que não se alteram, independente do volume de produção ou venda de produtos e serviços. Como é o caso de:
- Salário de funcionários;
- Aluguel do imóvel;
- Conta de internet e telefone.
Variáveis: São aqueles que variam de acordo com o volume de produção ou venda de produtos e serviços. Como é o caso de:
- Conta de água e energia elétrica;
- Comissão de vendas;
- Impostos, tributos e taxas.
4. Defina metas realistas
Agora que você já possui todos os dados necessários em mãos, é hora de definir as metas, preferencialmente seguindo o padrão SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporais).
Traçar metas claras e objetivas ajuda o gestor a ter um norte, evitando possíveis distrações e permitindo que o trabalho seja feito de forma mais eficaz, além de aumentar a motivação da equipe e possibilitar a medição do progresso.
5. Faça uma projeção de gastos e receitas
A projeção de diferentes cenários é crucial para o planejamento estratégico de qualquer organização, pois ajudam na tomada de decisões e permite que a empresa se prepare para as mais diversas situações.
É interessante que o gestor leve em consideração e projete um cenário pessimista, realista e otimista.
Pessimista: Este cenário visa minimizar o impacto de eventos adversos e imprevisíveis, podendo levar a decisões mais conservadoras e evitando riscos.
Realista: Retrata a situação mais provável de acontecer, baseando-se em dados concretos e análises profundas, permitindo o gestor a tomar decisões mais conscientes e estratégicas.
Otimista: O melhor cenário possível, considerando condições extremamente favoráveis, onde a empresa pode se motivar a alcançar objetivos mais ambiciosos.
Como acompanhar um Orçamento Empresarial?
Acompanhar o orçamento ajudará o gestor a criar um hábito de monitoramento, no qual o mesmo poderá comparar os valores orçados com os resultados reais, além de realizar mudanças estratégicas, caso estas sejam necessárias.
Para acompanhar o orçamento de forma mais analítica e precisa, é recomendável que o gestor tire um tempo do seu dia para analisar as planilhas e debater com os demais colaboradores da área, a fim de obter diferentes perspectivas e pontos de vista sobre o conteúdo.
Como a Primus Consultoria pode te ajudar nisso?
Dentro da área financeira da Primus, os consultores passam por um período de aprendizagem chamado de Alfabetização Financeira, onde eles são treinados e capacitados para realizar projetos financeiros, como é o caso da Estruturação Financeira, que tem como objetivo organizar as finanças da empresa, possibilitando uma melhor visualização dos resultados e auxiliando na tomada de decisões. Todos os projetos realizados pela nossa consultoria são únicos e personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.