O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite planejar, coletar e analisar dados relacionados ao negócio. Logo, o objetivo da pesquisa de mercado está em orientar o empreendedor em suas estratégias e nas decisões que precisam ser tomadas para que o negócio obtenha bons resultados. Logo, seja sobre o mercado ou seu público, identificando as oportunidades e reduzir riscos na tomada de decisões estratégicas.

A importância da pesquisa

Primeiramente, a pesquisa de mercado é uma forma eficaz de entender a natureza e o comportamento de um mercado e reduzir a taxa de erro nas ações do empreendedor e sua equipe. Por isso, a pesquisa de mercado tornou-se uma ferramenta essencial para suavizar os riscos e identificar oportunidades em todas as fases da vida da empresa.

Portanto, para permanecer competitivo em um mercado tão concorrido, é essencial estar ciente das condições do mercado, do comportamento do consumidor e das principais tendências e nem sempre é uma tarefa fácil.

A pesquisa de mercado envolve a análise de dados, mas não simplesmente o monitoramento de métricas como volume de tráfego e itens comprados pelos clientes. Dessa forma, identificamos as razões por trás desses números, entendendo o motivo pelo qual os clientes se conectam emocionalmente com as marcas.

Motivos para fazer uma pesquisa

  • Conhecer o perfil do cliente

Por exemplo, conseguimos especificar as características do cliente de forma quantitativa (Potencial de marketing participação de mercado da empresa etc.) e qualitativos (estilo de vida, comportamento hábitos de consumo, educação, renda, etc.).

  • Analisar os seus concorrentes

Além disso, podemos entender as estratégias de seus concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos

  • Análise de produto e Provedor de Serviços

Por outro lado, também temos a possibilidade de comparar os seus fornecedores potenciais e considerar sua categorização para gerenciar processos de compras ou atividades de terceirização (se aplicável).

  • Tamanho do mercado

Da mesma forma, buscamos identificar setores mais rentáveis, descobrir novas tendências, avaliar o desempenho de seus produtos e serviços e determinar o tamanho ou volume que o mercado pode acomodar e os preços que estes podem oferecer produtos acomodar eles serão vendidos

  • Descobrir o público-alvo

Por outro lado, pesquisas adequadas de consumidores existentes ou potenciais também fornecem informações sobre como o produto está sendo recebido, quem está interessado e o preço que os consumidores estão dispostos a pagar.

Passo a passo da pesquisa de mercado

1. Definir o objetivo da pesquisa

É importante definir claramente seus objetivos nesta fase porque o caminho a seguir depende dessas respostas a essas perguntas.

2. Definir o público-alvo

Os sujeitos da pesquisa são determinados de acordo com o objetivo.

3. Definir amostragem

A amostragem delimita qual é o público o qual queremos representar na pesquisa. Dessa forma, definimos informações como a região geográfica onde realizamos a pesquisa, faixa etária dos respondentes, classe social, entre outras.

4. Elaborar o questionário

Em seguida, no questionário colocamos todos os aspectos que se deseja analisar definidos nas etapas anteriores.

5. Aplicar o Questionário

Coletamos as respostas de forma virtual ou online.

6. Analisar Resultados

Enfim, após a coleta dos dados verificamos as informações, criamos tabelas, gráficos e fazemos a análise dos resultados.

Conclusão

Portanto, as informações obtidas em pesquisas de mercado são muito valiosas. Consequentemente, são esses dados que permitem aos gestores planejar suas ações de forma mais estratégica. Assim, aumentamos as chances de sucesso da empresa.

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Jamile Oliveira

Consultora de projetos da Primus Consultoria. Atuando há 30 anos no mercado de consultoria soteropolitano, a Primus Consultoria vive dos sonhos dos nossos clientes para alcançar melhores resultados. Diferente de outras empresas de consultoria, a Primus vem inovando no seu jeito de trazer soluções, proporcionando a você o melhor dos resultados. Tudo isso por um custo abaixo do mercado, graças a cultura de Empresa Júnior.

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