Pesquisa de mercado, entenda o que é e como funciona
INTRODUÇÃO À PESQUISA DE MERCADO
Seu negócio possui um várias formas diferentes de atrair visibilidade, fidelizar clientes. Entretanto, nenhuma estratégia aplicada vai importar se você não sabe quem é o seu público-alvo, nem do que ele precisa. Dessa forma, a pesquisa de mercado é importante para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.
Dedicar um tempo para coletar os dados e fazer uma análise criteriosa é a melhor forma de conseguir isso. Mas, caso não consiga fazer por conta própria, você pode procurar uma empresa especializada para te ajudar.
O QUE É UMA PESQUISA DE MERCADO?
A pesquisa de mercado é um estudo feito para conhecer mais sobre seu público-alvo. Nela, identificamos seu gênero, qual sua renda familiar mensal, faixa etária, etc. Esse tipo de pesquisa pode ser realizada de forma quantitativa e/ou qualitativa, com perguntas bem elaboradas ou mais diretas.
O recomendado para uma pesquisa de mercado qualitativa é fazer poucas perguntas, mas bem direcionadas. Isso acontece porque o público geralmente desiste de contribuir quando o questionário é muito grande.
Depois de entender o público, o objetivo principal é conhecer melhor sua empresa, já que para se destacar no mercado é preciso ficar por dentro do que acontece com seus concorrentes, as tendências que estão aparecendo e como seu produto se destaca. Dessa forma, sua empresa se mantém mais tempo no mercado e, consequentemente, lucra mais.
PORQUE REALIZAR UMA PESQUISA DE MERCADO?
Atrair um lead não é uma tarefa simples, mas tendo informações sobre ele, fica muito mais fácil convencê-lo a conhecer sua empresa, ter suas dores e necessidades ocultas atendidas e, após isso, se tornar um cliente. Mas os principais motivos para realizar uma pesquisa de mercado são, por exemplo:
- Entender a estratégia da concorrência ou analisar os seus pontos fortes e fracos
- Identificar qual o segmento mais lucrativo do mercado
- Descobrir novas tendências
- Escolher um ponto comercial
- Testar o desempenho de produtos e serviços
- Entender qual é o melhor timing para disponibilizar um produto
- Ampliar a área de atuação
- Melhorar um produto ou serviço já existente.
DICA 1: CAMPANHA DE MARKETING DE SUCESSO
Quando conhecemos nossos potenciais consumidores, podemos enxergar maior oportunidade de negócios. Dessa forma, fica mais fácil elaborar estratégias de marketing que atinjam diretamente os interesses dos indivíduos e, consequentemente, trazendo maior visibilidade e lucratividade para a empresa. Pois temos segmentos específicos sobre o público, como por exemplo: gênero, demografia, renda, escolaridade, etc.
DICA 2: EXTRAIR INFORMAÇÕES SOBRE SEUS CONCORRENTES
Utilizando a Pesquisa de mercado, você consegue: fazer um comparativo com outros empreendimentos, melhorando ou mantendo o que você possui de bom, obter informações sobre a localização na qual seus concorrentes se encontram e acrescentar inovação de mercado em seus produtos, tornando sua empresa mais competitiva. Portanto, ao utilizar corretamente as informações, sua empresa pode tomar decisões mais assertivas e seguras.
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