Saiba a importância do MVP e os tipos que possui:
O que é MVP?
É um conceito que veio do mercado de inovação e startups, e por sua praticidade e versatilidade foi inserido no contexto de empreendedorismo de diversas áreas. Com isso, chegou até grandes companhias, e ajudou gigantes como Facebook, Apple e Dropbox a se consolidarem em seus segmentos, sem gastarem muito nos períodos iniciais.
Colocando o MVP em prática, é possível testar os pontos principais da ideia, com vantagens como agilidade e custos reduzidos, ele se baseia em entregar uma versão mais enxuta que resolva o problema, podendo ser um software, serviço ou um produto, seja ele físico ou digital. A importância o MVP é que seja uma versão funcional e que permita a realização e testes a um pequeno grupo de clientes, sucessivamente o lançamento ocorre depois da aprimoração da versão de testes.
Aqui está um bom exemplo de elaboração de um MVP, a evolução do projeto não se apresenta de forma gradativa em relação ao seu planejamento e desenvolvimento final, e sim, pelos acúmulos e polimento os serviços.
Conheça os tipos de MVP e saiba qual aplicar em seu negócio:
- MVP Protótipo
O protótipo é ideal para softwares e funções complexas e é um exemplo de trabalho de uma solução, entregue a públicos selecionados para coletar sua avaliação de diferenças e pontos de melhoria. Por ser mais completo e se parecer com o produto final, esse tipo de MVP tende a ser mais caro em comparação com a maioria dos outros tipos de MVP.
- MVP duplo
É um modelo baseado em testes A / B – duas versões da solução são fornecidas ao mesmo tempo para comparar qual versão é mais aceitável. Assim que o público visitar o site ou plataforma correspondente, será automaticamente direcionado para uma das duas versões.
O MVP duplo requer mais investimento do que um protótipo porque envolve a criação de duas versões diferentes. No entanto, é uma excelente ferramenta para personalizar e verificar a funcionalidade de produtos relacionados.
- MVP o mágico de Oz
Este nome estranho se refere à entrega da solução, que foi originalmente feita pelas pessoas nos bastidores. É recomendado para serviços que envolvam automação porque permite testar sem a contratação do software necessário, o que pode ser caro para o empresário.
Portanto, em vez de fornecer uma versão automatizada, ele fornece um MVP que permite que pessoas reais desempenhem o papel de uma máquina.
- MVP Concierge
Esse formato ganhou o nome Concierge por oferecer uma solução altamente personalizada para um pequeno grupo de consumidores. Serve para reforçar a ideia de um atendimento exclusivo que, mais tarde, também deverá ser reforçado pela automatização.
- MVP Piecemeal
Alternativa para quem está com o orçamento apertado, o Piecemeal se concentra na experimentação através de plataformas gratuitas que já existem. Uma empresa que esteja pensando em lançar um serviço de armazenamento em nuvem diferenciado, por exemplo, pode criar um MVP a partir do Google Drive, adicionando algumas comodidades aos clientes.
- MVP Single Featured
Idealizadores que tenham bastante clareza sobre a funcionalidade principal de sua solução se beneficiam desse tipo de MVP. Isso porque o Single Featured exige a entrega de uma versão que tenha somente função. Caso ela seja aceita, mais mecanismos podem ser acrescentados e testados aos poucos, otimizando os investimentos necessários.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a impulsionar o seu negócio. Conte com a Primus Consultoria para desenvolver o seu mínino produto viavel. Deixe-nos saber o que achou do nosso conteúdo, comente aqui nos comentários!