Como proteger o Capital de Giro do seu negócio durante a pandemia
O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar, ou seja, é o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando. Por exemplo: uma empresa compra um produto de um fornecedor e vende para um cliente recebendo o pagamento depois de 1 mês. Considerando essa informação, com qual dinheiro a empresa continuou pagando todas as suas despesas? Para arcar com esses gastos, a empresa necessita utilizar seu capital de giro.
Dentro de um negócio, manter um bom capital de giro é fundamental, pois com ele você garante a saúde financeira da sua empresa, consegue manter os estoques, vender a prazo, assegurar pagamentos, como os dos fornecedores, salários, impostos e despesas operacionais, além de estar preparado para possíveis imprevistos.
Empresas que operam com um baixo capital de giro tem maior risco financeiro, pois em caso de despesas inesperadas, necessidade financeira emergencial ou eventualidades de mercado, como foi no caso da pandemia do Covid-19, esses negócios ficam despreparados e sem uma base financeira para arcarem com as consequências dessas situações, já que não tem um grande suporte financeiro. Ou seja, quanto maior for o capital de giro, mais segurança seu negócio terá para se manter ativo e sem prejuízos, independente das circunstâncias.
Para calcular o capital de giro você deve subtrair o ativo circulante (bens e ativos que podem ser convertidos em dinheiro a curto prazo) do passivo circulante (despesas e custos fixos, programados ou previsíveis).
Uma ferramenta muito utilizada para fazer o capital de giro é o fluxo de caixa. O mesmo é feito através do detalhamento sobre todos os gastos de curto e longo prazo, assim como todas as entradas de dinheiro para identificar se existem erros de registro ou desvio de recursos. Outros controles financeiros importantes são: ter um controle diário de vendas, possibilitando um maior controle sobre as metas a serem alcançadas; suporte bancário para controlar os registros da empresa e os lançamentos gerados pelo banco; e gestão de estoque, evitando desvios e perdas sobre os produtos . Entendendo melhor a situação financeira da empresa, é possível tomar medidas para manter o capital de giro alto, melhorando a saúde financeira da organização.
No início de 2020 ocorreu um grande imprevisto, uma pandemia que ocasionou mudanças nas empresas, enfraquecendo e impossibilitando as vendas de muitos negócios, enquanto outros tiveram que fechar as suas portas por determinado período, ocasionando na falência de diversos empreendimentos.
A proteção do capital de giro de uma empresa na pandemia, pode variar de acordo com os donos do negócio e suas condições atuais, mas não é tão difícil quanto parece ter um bom planejamento. Uma grande dica é identificar os custos que podem ser diminuídos e eliminá-los. Toda e qualquer maneira de poupar recursos, diminuir gastos e aumentar a produtividade da empresa, são pontos importantes para serem estudados e executados, visando uma estabilidade financeira para o seu negócio, independente da pandemia.