Como saber se é viável abrir um negócio?
Estamos atravessando um momento extremamente delicado que é a pandemia de COVID-19, onde muitas pessoas se questionaram se este era o momento ideal para abrir um negócio. Neste cenário, a economia mundial vem passando por dificuldades que podem afastar as pessoas de suas aspirações empreendedoras, no entanto, o mercado vem cada vez mais se adequando a essa realidade, criando tendências de consumo e novos costumes na população, o que pode acabar gerando boas oportunidades para novos negócios.
É perceptível que houveram grandes mudanças nos hábitos de consumo das pessoas, como por exemplo o crescimento de vendas online de uma maneira geral, o uso do delivery de alimentos através de aplicativos, a busca cada vez maior por saúde e bem-estar com exercícios dentro de casa, além de cursos e capacitações a distância.
Ademais, a análise do contexto da pandemia vai além do consumo em si e chega a abranger também mudanças no comportamento das pessoas no cotidiano, como por exemplo o crescimento do número de acessos a sites e mídias sociais via smartphones e o consumo mais imediatista de informações.
Independente do momento em que o mundo esteja é imprescindível entender como o mercado está se comportando, e isso é determinante tanto para abrir um novo negócio como para evitar que empresas já existentes sejam atropeladas pelas mudanças, considerando essa análise ainda mais importante perante esse momento tão crítico que estamos vivendo.
Um serviço que propõe esse planejamento e estruturação de negócio é o de viabilidade mercadológica, onde através de processos como a realização de pesquisas de mercado, análise dos aspectos políticos, econômicos, socioculturais e tecnológicos (PEST), análise concorrencial, segmentação de mercado e definição de posicionamento e dimensão estratégica da empresa naquele determinado mercado, o serviço consegue entregar uma análise completa da situação que a empresa enfrentará perante o mercado, além de estratégias a serem implementadas. Ademais, é a partir da análise de todos os insumos coletados que se torna possível saber se é viável ou não a abertura da empresa.
Para melhorar a compreensão de cada um dos processos citados, vamos para uma breve explicação da importância de cada um deles:
- Pesquisa de mercado: É importante para entender se de fato existe uma demanda a ser suprida, ou seja, se existe um mercado de fato, além de entender as necessidades e características do público consumidor.
- Análise do macroambiente: Essa análise visa levantar insumos que permitam uma visão dos contextos político, econômico, sociocultural e tecnológico em que a empresa será inserida.
- Benchmarking: Tem por objetivo comparar e posteriormente analisar os concorrentes que já estão no mercado para verificar onde estão os seus erros e acertos, e então definir os possíveis diferenciais da empresa que se pretender abrir.
- Segmentação de mercado: É o processo que tem o intuito de entender o público-alvo para agrupá-lo de acordo com características comuns levando em consideração aspectos geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. Esta análise facilita a definição de estratégias para ingressar no mercado e atingir o público em questão.
Como podemos ver, a viabilidade mercadológica é um serviço essencial para trazer segurança na hora de abrir um novo negócio. Com todos estes dados levantados e analisados, é possível definir se será viável ou não a abertura, além de ajudar a definir estratégias de como esta nova empresa deve se posicionar perante o mercado do segmento escolhido. Ainda tendo em consideração o contexto da pandemia, o serviço ganha uma relevância ainda maior levando em conta as diversas mudanças que ocorreram desde o seu início até os dias atuais.