Marketing Digital: Saiba as tendências para 2021.
Vivemos em uma era onde se torna quase impossível escapar do universo digital. De alguns anos para cá, a internet começou a dominar o mercado independente do seu segmento, empoderando empresas, negócios e
profissionais com uma imensidão de dados, otimizando tempo e recursos. Com isso possibilitou a interação instantânea e mensurável com seu público-alvo.
Considerando toda a influência que a era digital trouxe para o mercado, se tornou imprescindível ter um bom planejamento quando se trata do gerenciamento de mídias. Esse novo canal de comunicação impactou não
somente o cenário social, mas também o empresarial, impulsionando empresas de diversos ramos e segmentos a se tornarem adeptas ao meio digital, utilizando as redes sociais como grandes aliadas.
Existem atualmente 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, onde este número tem uma grande tendência a ter um crescimento contínuo devido às melhorias constantes e ao surgimento de novas plataformas. Com essa
imensidão de pessoas presentes assiduamente nas redes sociais, estar presente no mundo virtual tendo um bom planejamento e gerenciamento de mídias para uma empresa se tornou algo essencial e ao mesmo tempo uma
grande oportunidade de se consolidar no meio virtual, dispondo de incontáveis vantagens. O gerenciamento das mídias, junto ao marketing digital, conta com uma valiosa utilidade: a assertividade. Isso ocorre pelo simples fato de que a tecnologia presente nas plataformas, como no Facebook e Instagram, possibilita que você consiga direcionar suas publicações diretamente para o seu público alvo, fazendo com que o trabalho de divulgação, prospecção de clientes e o contato direto com potenciais consumidores sejam realizados de maneira mais precisa.
A adoção das redes sociais, contando com um planejamento estratégico, proporciona diversos benefícios além da assertividade, como o contato mais direto com o consumidor, tornando o relacionamento com o cliente mais ágil e otimizado; a publicidade por um menor custo, considerando a troca de anúncios pagos feitos na televisão, jornais e rádio pela divulgação gratuita feita nas redes sociais; um posicionamento mais ágil perante questões sociais da atualidade; além de um grande dinamismo e velocidade que existe no mundo virtual, seja ao lançar um novo produto, ou no alcance que se tem com as postagens ou na própria interação com o público, seja ele ativo ou não.
Visto que o mundo digital não para de crescer, mudar e se atualizar e que a cada dia vão surgindo novas pautas e tendências, é essencial que as empresas e marcas estejam sempre se atualizando para conseguirem alcançar
essas desenfreadas transformações, tanto na internet quanto no mundo real. Um grande exemplo disso é a maneira como as empresas vêm investindo cada vez mais para se tornarem marcas mais humanizadas.
A responsabilidade social dentro das empresas é um fator de peso na atualidade e que tem se tornado cada vez mais um fator influente no momento de consumir algo.
O compromisso com seus trabalhadores, consumidores, o posicionamento dentro da sociedade, a preocupação sobre como suas ações afetam o meio ambiente, o cuidado com as condições de trabalho fornecidas para seus funcionários e a atenção com a ética presente nos serviços prestados ao consumidor, são apenas algumas das características essenciais de empresas socialmente responsáveis. A cada dia o mundo nos parece estar cada vez mais acelerado, principalmente no universo virtual onde existe essa constante “correria” para atender demandas, metas, prazos.
Autor: Michele Neder
Consultora de projetos