Gestão Financeira: como afeta os negócios
De acordo com os estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, cerca de 60% das empresas fecham as portas em até 5 anos de funcionamento. Esse estudo foi baseado em estabelecimentos que abriram suas portas no ano de 2012, mas que ainda é uma realidade das empresas hoje em dia.
Isso acontece porque à medida que o tempo vai passando, maiores são os desafios que um(a) empresário(a) precisa enfrentar, uma vez que mais demanda vai surgindo, mais concorrentes vão abrindo negócios similares e maiores são os impostos sobre as vendas.
Em razão disso, é nesse momento que olhar para dentro da própria empresa, entender como funciona sua estrutura de preços, os custos inerentes à produção de mercadorias e onde a organização pode investir em melhorias, se torna crucial. É aqui que entra a margem de contribuição e nesse blog post você vai entender a relação dela com o bom andamento do seu negócio.
Primeiramente, vamos compreender o que é margem de contribuição. Ela representa a quantia em dinheiro que sobra depois que a empresa subtrai a receita pelos gastos variáveis. Por receita, entende-se o volume de vendas que a organização obteu em determinado período, e por gastos variáveis, entende-se a soma dos custos variáveis com as despesas variáveis.
Nós já vimos o conceito de gastos variáveis no blog post de “Importância de uma boa estruturação financeira“ e eles estão relacionados aos desembolsos que não estão diretamente ligados ao processo produtivo, mas que são necessários para que haja produção.
Dessa forma, podemos simbolizar o cálculo da margem de contribuição na equação abaixo:
MC = PV – GV
Sendo MC a margem de contribuição, PV o preço de venda do produto e GV os gastos variáveis. Além disso, para calcular a porcentagem da margem de contribuição, basta obedecer a equação abaixo:
MC% = MC / PV
Trocando em miúdos, se um restaurante vende um hambúrguer artesanal por R$ 40,00 e seus gastos variáveis representam R$ 10,00, podemos aferir que a margem de contribuição deste produto é de R$ 30,00. Ou, ainda, podemos concluir que 75% do preço de venda do hambúrguer contribui para a geração de lucro.
Dizemos que o resultado desta subtração “contribui” para a formação de lucro porque ainda serão deduzidos desta sobra os gastos fixos, logo, ainda não é lucro. Complexo, não é? Sim e é por isso que a análise da margem de contribuição é tão importante para o bom desempenho financeiro da sua empresa.
Através dela, é possível identificar quanto aquele produto está contribuindo para gerar o lucro que você, empresário (a), está almejando em seu negócio, e, por meio desta análise, pode-se concluir em reaver o preço de venda ou em entender se os gastos variáveis estão tão altos a ponto de reduzir o percentual de contribuição daquele produto.
Em nossas vidas pessoais nós fazemos autoanálise o tempo inteiro a fim de identificar em quê podemos melhorar ou em quê estamos acertando. Nas empresas não é diferente. É preciso realizar diariamente o acompanhamento da saúde financeira do negócio com o intuito de manter o equilíbrio dos valores e garantir que se consiga frustrar a expectativa de 5 anos que o mercado pregou na vida das empresas.
Autor: Luís Alberto
Consultor de projetos