Como criar loja no Instagram
Atualmente a presença em redes sociais é muito importante, seu perfil é como sua vitrine online e é essencial que esteja sempre bem cuidado. O momento que estamos vivendo é cheio de incertezas, mas o que podemos perceber é que a presença online é algo muito efetivo para continuar conseguindo vender e consequentemente, obtendo renda.
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas nos dias de hoje e é um ótimo aplicativo para ser utilizado como vitrine e vem trazendo cada vez mais opções em seu modo business, como o Instagram Shopping.
O Instagram shopping faz com que o usuário possa achar informações de peças e comprá-las pela plataforma. Fazendo isso, ele encurta o processo de compra e faz com que o usuário não tenha que pensar muito ou não fazer a compra por pensar no processo demorado. Para o usuário ver o produto ele só precisa ver uma foto postada com ele, clicar na tag e verá todas as informações e mais fotos (se existirem no seu Instagram/ site) e se desejar comprar, será redirecionado para a página dele em seu site. Para o dono da loja o processo também não é muito difícil.
Para abrir sua loja no Instagram você irá precisar de:
– Uma conta comercial
– Pelo menos 9 fotos
– Seguir as políticas da plataforma
– Ter um produto físico
– Ter uma página no Facebook para sua loja e associá-la com sua conta no Instagram (entre na sua página do facebook, clique em configurações, clique em instagram e adicione sua conta)
Para vender será necessário cadastrar seus produtos na loja do facebook, abaixo irei explicar o passo a passo:
- Entre na página
- Vá em configurações
- Verifique se sua página está em modelo de compra na aba ”modelos e guias”
- Clicar em loja
- Ativar a guia
- Salve para aparecer seu link da loja
- Configure
- Adicione as peças
- Espere seus produtos serem aprovados (pode demorar de algumas horas até dois dias)
Depois da aprovação dos seus produtos, cheque se seu catálogo está aparecendo nas configurações da Instagram (se suas peças forem aprovadas estará) e edite ou poste uma foto (no feed ou stories) e a opção de marcar o produto aparecerá.
Essa ferramenta é muito versátil, já que te da a possibilidade de anuncias produtos e existe a opção de eles aparecerem na aba explorar para possíveis clientes, porém, é importante lembrar que os produtos não irão se vender sozinhos. É necessário manter uma frequência de postagens e postar fotos que aparecem o produto em diferentes ângulos (e se for uma roupa em diferentes corpos) e ao mesmo tempo diversificar os produtos para que o cliente não se sinta cansado de olhar para o mesmo produto.
Humanizar o produto é algo poderoso, o cliente precisa sentir que ele pode usar o que está sendo mostrado, então talvez aquela foto super produzida não se encaixe na realidade da maioria. Mostrar o produto em vídeo e conversando com sua audiência também é uma estratégia que prende bastante o interesse de quem está visualizando.
Lembrar que suas redes sociais devem estar sempre atualizadas e bem mantidas é algo relevante para utilizar sua lojinha no Instagram. Agora você está pronto para começar!
Autor: Rafaela Cucco
Consultora de Projetos