A importância do empreendedorismo sustentável

Você conhece ou já ouviu falar no empreendedorismo sustentável? Alguns especialistas preferem chamá-lo de “empreendedorismo orientado à sustentabilidade”, mas basicamente, ele é caracterizado por uma modalidade de negócios em que combina a geração de riqueza ao desenvolvimento responsável do meio social e ambiental.

Ou seja, as empresas que realizam suas atividades preocupando-se com a integração entre os interesses social, econômico e ambiental, se enquadram no modelo de empreendedorismo sustentável.

9 atitudes de um empreendedor sustentável

Como surgiu o empreendedorismo sustentável?

Esse conceito aparece no contexto de discussão do desenvolvimento sustentável. Uma ideia que surgiu durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972. Segundo a ONU, desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades dos seres humanos da atualidade, sem comprometer a capacidade do planeta para atender as futuras gerações. Portanto, é o desenvolvimento que não esgota os recursos, tornando-os perenemente disponíveis, se possível.

Diante das discussões acerca das mudanças climáticas, aumento da demanda por novas fontes de energia renováveis e debates sobre sustentabilidade, percebe-se a preocupação com o meio ambiente e a importância do desenvolvimento sustentável. A partir desse cenário, surge a figura relevante do empreendedorismo sustentável, em que se busca aproximar o campo de conhecimento do empreendedorismo ao da sustentabilidade, como resposta à necessidade de mudanças das empresas com relação a suas práticas sociais e ambientais.

E quais são seus benefícios?

  • Contribuição para o ecossistema: os benefícios de um modelo de negócio sustentável são diversos, no que tange ao meio social e ambiental. Por exemplo, ao descartar o lixo no local adequado, você contribui para reduzir a poluição dos rios, que, consequentemente, melhora a qualidade de vida das pessoas no seu entorno. 
  • Isenções fiscais: Para empresas que buscam ações mais complexas, como na criação de projetos com causas ambientais, além de demonstrar um zelo ainda mais nobre com o meio ambiente, podem ainda gerar isenções fiscais.
  • Melhora da imagem da marca: Se preocupar com as questões socioambientais também geram retorno em marketing, visto que o público tende a enxergar as empresas ambientalmente responsáveis com melhores olhos. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE constatou que 61% das pessoas mudariam seu estilo de vida para beneficiar o meio ambiente.
  • Redução de gastos: Implementar medidas simples como: desligar equipamentos que não estão sendo utilizados, reutilizar folhas de papel no escritório e utilizar aparelhos eletrônicos em modo econômico, além de contribuir para o meio ao ambiente, reduzem os gastos da empresa.
  • Aumento das vendas: o próprio mercado tem mostrado uma demanda crescente nesse sentido. Segundo uma pesquisa realizada pelo FIEP, 87% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis e 70% dos consumidores não se importariam em pagar mais caro por isso, segundo o IBOPE. 

Atrai investidores e colaboradores: A melhor maneira de atrair investidores e colaboradores que se preocupam com a preservação do meio ambiente é mostrando como sua empresa está engajada nessa causa.

Mas como implementá-lo?

Para se enquadrar em um modelo sustentável, o empreendedor não precisa, necessariamente, direcionar seu negócio para um setor totalmente ligado ao meio ambiente como a geração de energias limpas. Algumas medidas simples podem ser implantadas no cotidiano de empresas, como:

  • Diminuir o consumo de sua empresa: exemplos de ações que podem começar dentro da empresa são, por exemplo, diminuir o consumo de água e energia. Além disso, investir em novos equipamentos, pois, equipamentos antigos, além de proporcionar prejuízos financeiros, afetam o meio ambiente. Portanto, é importante se atentar a modelos que possuam Selos Procel de Economia de Energia. 
  • Invista em processos economicamente corretos: é importante repensar processos utilizados na fabricação do seu produto e quais matérias-primas são utilizadas. Além disso, é conveniente utilizar lixeiras de reciclagem, incentivar o uso de garrafinhas ao invés de copos plásticos e até mesmo reutilizar a água da chuva. Analisar, também, como é feito o transporte do produto: são utilizados transportes econômicos? Qual o gasto com combustível? Os veículos são revisados regularmente?
  • Zelar pela qualidade de vida dos colaboradores: para um modelo de negócio sustentável também é de extrema importância promover o melhor ambiente para os colaboradores. É necessário que eles se sintam motivados e tenham um senso de pertencimento para dar ideias e sugestões. Isso pode ser realizado através de ações do endomarketing, por exemplo. 
  • Conscientizar a equipe: de nada adianta promover todas as ações sustentáveis sem uma equipe conscientizada. É importante reunir toda a equipe para ressaltar a importância do desenvolvimento sustentável, a fim de que todos façam o uso responsável do que é oferecido pela empresa. Vale ressaltar que ao se tornar um negócio sustentável, uma imagem mais responsável é promovida ao mercado, portanto, é essencial preservá-la.

Case de sucesso

A Unilever é uma das maiores empresas sustentáveis de embalagens do mundo, atuando nesse mercado há mais de 30 anos. A empresa já foi uma das que mais causava impactos na natureza com sua produção de mercadorias feitas de plástico, borracha e papel. Porém em 2010, a empresa lançou um plano de negócio sustentável e bem-sucedido, onde foram estabelecidos três objetivos desafiadores: 

  1. Melhorar a saúde e bem-estar de mais de 1 bilhão de pessoas;
  2. Reduzir o impacto ambiental pela metade;
  3. Melhorar condições de vida de milhões de pessoas. 

Assim, a Unilever analisou todos os aspectos da cadeia de valor, reformulou o design de todos os seus produtos, alterou a composição das suas embalagens, de modo a torná-las sustentáveis e concluiu diversas outras mudanças. Esta proposta fez com que a empresa alcançasse um índice de redução do consumo de plástico, papel e borracha em 305%. Além disso, atualmente, são impressos em seus produtos informações relevantes sobre como descartá-los corretamente, além de explicações sobre sustentabilidade, modo a conscientizar a população sobre o assunto.

A importância do empreendedorismo sustentável

Além de indicar a preocupação crescente em relação ao bem-estar, à qualidade dos produtos e ao cuidado com o meio ambiente, revela-se a necessidade de mudança por parte das empresas. O empreendedorismo sustentável não é discutido apenas porque está na moda, mas por ser uma necessidade. Ainda assim, muitas pessoas não têm o devido discernimento. Adotar medidas sustentáveis vai muito além da escolha de proteger o meio ambiente e as próximas gerações. Utilizar um modelo de negócio sustentável pode ser um meio para redução dos custos de produção e do valor final dos produtos e, principalmente para o fortalecimento de marca.

Se, por um lado, o empreendedor está buscando encontrar soluções sustentáveis para o seu negócio, por outro, o consumidor está cada vez mais exigente. Empresas que não se preocupam com o meio-ambiente estão perdendo espaço no mercado. 

Autor: Gustavo Ribeiro

Diretor Comercial

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